Vivências da Carochinha

 Biblioteca de Imagens    Carochinha nas escolas    Fale Conosco   Inscreva sua escola

Por que Vivências da Carochinha?

Carochinha é personagem da sabedoria popular que conta historias, lendas e mitos. Viaja de jardim em jardim levando e trazendo histórias de lá e de cá, e por onde passa, fecunda novos conhecimentos.

Sua empatia com o imaginário infantil é conhecida no mundo todo. Além disso, ela é um animal polinizador, ideal para ser mascote do projeto, cujo objetivo é transportar o pólen germinador das páginas dos livros e das histórias.

 

A miss√£o de formar novos leitores

Brincadeira séria na comunidade

Projeto de Ação Cultural de Arte-Educação que tem como objetivo incentivar crianças em idade escolar dos 3 aos 10 anos de idade, ao hábito da leitura de livros infanto-juvenis.

A proposta desse projeto vem de encontro com a miss√£o de Extens√£o da Coordenadoria de Assuntos Comunit√°rios, que √© promover o desenvolvimento da comunidade atrav√©s de a√ß√Ķes que fazem circular os novos conhecimentos e pesquisas entre universidade e comunidade

“Os¬†livros¬†s√£o abelhas que levam o p√≥lem de um inteligencia a outra”,

James Russel Lowell

Depois da narrativa oral a apresentação do livro

Assim que as palavras escritas são encantadas por meio da voz, a imaginação ganha asas. Para as crianças é uma surpresa descobrir que há uma história tão interessante dentro de um livro.

A vida real através das histórias e da fantasia 

As hist√≥rias e leituras criam espa√ßos para abordar in√ļmeros assuntos que ajudam a crian√ßa a lidar melhor com a realidade da sociedade em que vive.¬†

Uma Ação de Extensão Universitária 

Ler e Ouvir hist√≥rias pelo valor l√ļdico, cultural e est√©tico que cria o¬†desejo de conhecer a vida e de viajar com a imagina√ß√£o.

Os benefícios das narrativas orais e literárias têm seus fundamentos na linguística, na filosofia, antropologia, estética, psicanálise, na arte, na pedagogia, etc.

A import√Ęncia de ouvir e ler hist√≥rias¬†

As narrativas são fundamentais para a formação de novos leitores e para a humanização.

Ler para entender, e entender para transformar o mundo à sua volta. (Paulo Freire)

Carochinha vai à sua escola 

“Viv√™ncias da Carochinha – Agentes de Leitura e Contadores de Hist√≥rias da Unicamp”, √© uma a√ß√£o, de incentivo √† leitura, que atinge diretamente o p√ļblico alvo das escolas p√ļblicas e institui√ß√Ķes. Faz parte do Projeto “Brincadeira S√©ria na Comunidade” destinado a crian√ßas e jovens em idade escolar (de 04 √° 12 anos de idade). Tamb√©m atende Institui√ß√Ķes Sociais, ONGs, Bibliotecas P√ļblicas, Creches, √Ārea de Sa√ļde, conforme disponibilidade de recursos.

O Grupo é composto por alunos Bolsistas da Unicamp e eventualmente por voluntários.

Coordenação: Elaine Cristina Villalba de Moraes РAtriz, Contadora de Histórias, formada em Filosofia e Psicanálise.

UNICAMP / Pró-Reitoria de Extensão / Coordenadoria de Assuntos Comunitários. 

Vivências da Carochinha
Rua Erico Verissimo, 800
(19) 3521-2936
Cidade Universit√°ria
Zeferino Vaz – Br√£o Geraldo – Campinas – SP