Coordenadoria de Assuntos Comunitários 

A Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) tem como missão “ser interface entre a comunidade universitária e a sociedade pela interação dialógica, apoiando, produzindo, coordenando e fomentando ações de extensão”.

Desde a sua criação em 2005, a CAC vivenciou vários desafios, conquistas e testemunhos do desenvolvimento dos projetos e programas de extensão universitária.

Em continuidade às ações até então desenvolvidas, a partir de 2013 a CAC ampliou as atividades de extensão, através com articulação com escolas públicas, comunidades, organizações governamentais e não governamentais (ONGs), assentamentos rurais. As atividades são desenvolvidas por professores, funcionários, voluntários e estudantes, em especial os bolsistas de auxilio social do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp.

O crescimento do número de estudantes atendidos nos cursos comunitários extensionistas e o significativo aumento do público participantes das ações de extensão comunitária mostram a consolidação dos projetos e programas desenvolvidos pela CAC

Diálogo social  e espaços institucionais

A CAC vem fortalecendo sua participação em espaços institucionais através de representação em conselhos da sociedade civil e fóruns de dialogo com a sociedade organizada, como: Comissão Técnica de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química – IV Região; Comissão Organizadora da Semana de Agricultura Orgânica de Campinas; Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra – Campinas – SP; Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas – SP; Conselho Gestor Universidade Sustentável – Unicamp; Conselho Municipal de  Defesa dos Direitos dos Animais de Campinas; Forum Lixo & Cidadania da RMC; Oficina de Capacitação de Projeto PPSUS – Instituto de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Internacionalização e Extensão

A participação da CAC nas iniciativas de internacionalização da Unicamp se deu pela formalização de parcerias durante eventos internacionais, dos quais:

  • Seminário internacional “Crise financeira mundial e saúde: os desafios dos sistemas públicos de saúde no mundo”.

O objetivo do seminário foi discutir com a comunidade os desafios dos sistemas públicos de saúde em uma perspectiva global e comparativa. Outros pontos destacados foram o estímulo de pesquisas multicêntricas e transacionais entre os países, a qualificação e preparação de trabalhadores e gestores de saúde para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), num cenário politíco econômico neoliberal. Esse evento, que faz parte do Fórum Permanente de Esportes e Saúde da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), foi transmitido ao vivo pela RTV-Unicamp e foi direcionado aos professores, alunos, pesquisadores de saúde. Contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT).

  • I Encontro Latino-Americano de Educadoras e Educadores Sociais na Unicamp

O evento reuniu educadores sociais do Brasil e da América Latina para debater temas voltados à atuação na educação social em 2015.

Em 2017 a CAC foi uma das organizações do XIX Congresso Mundial de Educadoras e Educadores Sociais, juntamente com a Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo (AEESSP) e a Faculdade de Educação (FE), realizado no campus Unicamp (Centro de Convenções, Ciclo Básico e Casa do Lago), entre os dias 10 a 12 de abril, e contou com a participação de 25 países.

  •  Seminários Internacionais “Paulo Freire”

A CAC, através da parceria com o movimento Bibliotecas e com as Bibliotecas Populares “Paulo Freire”, foi co-organizadora dos Seminários Internacionais “Paulo Freire” na Unicamp.

  • Transnational Brazilian Project 

A CAC operacionalizou o convênio entre Unicamp e a Universidade de Massachusetts (Estados Unidos). O convênio teve como executor o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp e faz parte do Transnational Brazilian Project – The Mauricio Gastón Institute for Latino Community Development  and Public Policy – University of Massachusetts, Boston